O centenário de cada clube

,
terça-feira, 26 de julho de 2011

Muitos clubes grandes no Brasil já completaram 100 anos de história, na maioria desses aniversários houve muita repercussão, são programados eventos e ações de marketing que acabam sendo bem divulgados pela mídia. A questão é que poucas vezes o aniversário de 100 anos de um clube grande trouxe boas recordações(títulos), a história mais feliz de um centenário até hoje foi a do Vasco da Gama em 1998. Conheça todas:




  • Atlético Mineiro:

Em 2008, o Atlético Mineiro completou 100 anos, mas teve um ano bem desagradável. Para começar foi vice campeão mineiro perdendo de 5 a 0 para o seu maior rival, logo em seguida foi eliminado da Copa do Brasil pelo Botafogo nas quartas de finais. Na Copa Sul-Americana o Galo foi eliminado novamente pelo Botafogo, na Primeira Fase, dando adeus com uma derrota de 5 a 2 em casa. No brasileirão fez uma campanha irregular, terminando em 12º lugar e se classificando para a Sul-Americana do ano seguinte.

  • Botafogo:

Centenário do clube: Em 1994 o Botafogo completou 100 anos desde a fundação do primeiro esporte do clube, o remo. No Campeonato Carioca o Botafogo ficou em quarto no quadrangular final.Na Copa Conmebol o Botafogo caiu logo na Primeira Fase para o Minervén da Colômbia. O clube foi campeão da Conmebol em 1993 e teve o direito de disputar a Recopa Sul-Americana no seu centenário, onde foi vice para o São Paulo. No Brasileirão o Botafogo foi eliminado pelo Atlético-MG nas quartas de finais por muito pouco.

Centenário do futebol: Em 2004 o Botafogo completou 100 anos de atividade no futebol, esse ano marcou também a volta do time a Série A depois do vice na Série B de 2003. Assim como no centenário do clube, o centenário do futebol não trouxe alegrias, muito pelo contrário, apenas tristezas. No Campeonato Carioca o time não conseguiu se classificar para a semifinal da Taça Guanabara e nem da Taça Rio. Na Copa do Brasil o time foi eliminado de forma precoce para o Gama. No Campeonato Brasileiro o Botafogo só escapou de cair novamente por 1 ponto.

  • Corinthians:

O centenário do Corinthians em 2010 foi talvez o mais esperado e comentado de todos até hoje. Com muito apelo da mídia e festas organizadas pela diretoria do clube, a alegria só existiu na época da expectativa. O time jogou bem durante o ano, mas não trouxe nenhum título para o Parque São Jorge. No Campeonato Paulista o Corinthians não conseguiu a classificação para a semifinal, voltando todas as atenções para a Libertadores em que foi eliminado de forma melancólica pelo Flamengo no Pacaembu lotado nas oitavas de finais. Com toda pressão em cima do Campeonato Brasileiro, o time chegou até a última rodada com chances de ser campeão mas terminou em 3º lugar e acabou ficando só com uma vaga para a Pré Libertadores.

  • Coritiba:

O centenário do Coritiba foi o mais triste de todos, foi também marcado pela violência. No Campeonato Paranaense o Coxa ficou em 3º lugar e viu o maior rival ser campeão. Na Copa do Brasil o time fez uma boa campanha e acabou caindo para outro time que comemorava o centenário na semifinal, o Internacional. Na Copa Sul-Americana o Coritiba foi eliminado logo na Primeira Fase para o Vitória, nos penaltis. No Campeonato Brasileiro todo mundo se lembra, o Coritiba disputou o "jogo da morte" contra o Fluminense precisando vencer no Couto Pereira lotado, acabou empatando e sendo rebaixado com toda sua torcida furiosa, alguns a invadir o gramado e entrando em confronto com policiais e seguranças.

  • Flamengo:
Centenário do clube: Em 1995 o Flamengo fez 100 anos desde a sua fundação no remo. Um ano que começou com grande expectativa devido ao ótimo time formado, trouxe logo a primeira decepção, o vice campeonato carioca para o Fluminense com o histórico gol de barriga de Renato Gaúcho. Na Copa do Brasil o rubro-negro foi eliminado pelo Grêmio na semifinal. Na Supercopa da Libertadores o Flamengo foi vice novamente, agora para o Independiente, também no Maracanã. No Campeonato Brasileiro o Flamengo fez péssima campeonato e chegou até a pensar no rebaixamento, mas conseguiu se livrar sem tanta preocupação.

  • Fluminense: 

Na comemoração de seus 100 anos em 2002, o Fluminense obteve bons resultados porém sem nenhum título expressivo. O tricolor conquistou o Campeonato Carioca pela 29º vez com muita contestação e tendo sido o único dos grandes a levar a competição a sério. Na Copa do Brasil o Flu caiu para o Brasiliense nas quartas de finais. Na Copa dos Campeões o Fluminense acabou sendo eliminado nas quartas de finais de novo, dessa vez num jogo disputado contra o Palmeiras. No Brasileirão o time foi até a semifinal e fez um histórico duelo contra o Corinthians, mas acabou sendo eliminado por ter uma campanha pior na Primeira Fase.

  • Grêmio:

Em 2003, o Grêmio iniciou o ano de seu centenário com campanha pífia no estadual. Abandonou o campeonato sem nenhuma vitória e viu o maior rival se sagrar campeão.Na Copa Libertadores, o Grêmio foi eliminado pelo Medellín nas quartas de finais. Na Copa Sul-Americana a equipe foi eliminada pelo São Paulo ainda na Fase Preliminar com direito a goleada do tricolor paulista no Olímpico. No Brasileirão o Grêmio escapou do rebaixamento por 1 ponto, terminando um dos piores anos da história da equipe.

  • Guarani:

Neste ano o Guarani completa o seu 100º aniversário. Até agora o clube conseguiu o que era dado como obrigação, a volta para a elite do Campeonato Paulista. Na Copa do Brasil, o Bugre caiu na Segunda Fase para o Horizonte, trazendo uma enorme decepção. Na Série B o time vai mal e se encontra em penúltimo lugar, pelo que parece vai brigar pra não cair para a Série C no ano do centenário.

  • Internacional:

O ano de 2009 além de ser o ano do centenário do Inter, ficou marcado também como um ano de muitos vices. No Campeonato Gaúcho o Inter venceu os dois turnos e se sagrou campeão. Logo depois veio uma onda de azar e o colorado foi vice na Copa do Brasil para o Corinthians, na Recopa Sul-Americana para a LDU e no Campeonato Brasileiro para o Flamengo. Na Copa Sul-Americana, o Inter foi eliminado nas oitavas de finais pelo Universidad do Chile, foi a única competição que o colorado passou discreto no ano.

  • Náutico:

Em 2001 o Náutico completou 100 anos e já teve muito o que festejar no começo do ano. O timbu foi campeão pernambucano em cima do Santa Cruz de forma heroica. Na Copa do Brasil o time caiu logo na Primeira Fase para o ABC, frustando sua torcida. Na Série B o Náutico foi eliminado nas quartas de finais.

  • Ponte Preta:
No ano de 2000, a Macaca completou 100 anos de muita tradição mas nenhum título expressivo. A meta da Ponte era conquistar um título no ano de seu centenário. No Paulistão a equipe fez boa campanha mas caiu na Terceira Fase. Na Copa do Brasil a equipe foi eliminada novamente na Terceira Fase, pelo Vasco. No Brasileirão a Ponte Preta foi eliminada pelo Grêmio nas oitavas de finais.

  • Sport:



Em 2005 o Sport completou 100 anos mas o ano foi praticamente inteiro de decepções, no Campeonato Pernambucano o clube foi mal e ficou em 3º lugar. Na Série B o Sport não foi rebaixado pelo saldo de gols, evitando a descida para a Série C que seria inédita na história do clube.

  • Vasco:

Centenário do clube: Em 1998 o Vasco completou 100 anos desde a sua fundação no remo. O ano foi o mais importante da história do clube e o centenário que mais trouxe alegrias no Brasil. No Campeonato Carioca,o Vasco foi campeão tendo o Flamengo como vice. No Torneio Rio-São Paulo o time foi eliminado logo na Primeira Fase, estando com as atenções voltadas para a Libertadores, na qual o Vasco se sagrou campeão pela primeira vez numa campanha épica que consagrou Juninho Pernambucano como um dos maiores ídolos da história do clube. Na Copa Mercosul o Vasco foi eliminado na Primeira Fase pelo River Plate que se vingou da Libertadores. No Brasileirão o Vasco ficou no meio da tabela e não conseguiu a classificação para as quartas de finais. No Mundial o time foi vice campeão para o Real Madrid, num jogo histórico muito disputado, os times jogaram de igual para igual.

  • Vitória:
Em 1999 o Vitória foi o primeiro clube de grande porte a completar 100 anos de história no futebol. Pra não perder o costume, o centenário do clube não trouxe alegrias. No Campeonato Bahiano, o Vitória foi vice para o seu maior rival, o Bahia. Na Copa do Brasil a equipe foi eliminada pelo Palmeiras nas quartas de finais. No Brasileirão o Vitória foi acima do esperado, mas acabou sendo eliminado pelo Atlético-MG na semifinal.

1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Muito bom ver um blog d futebol exelente conteudo estou seguindo se quiser segui aii

    http://zumbibanguelo.blogspot.com/
    http://zumbibanguelo.blogspot.com/
    http://zumbibanguelo.blogspot.com/

    divirta se

Postar um comentário