Vamos debater sobre os "mistos" do Nordeste!
Muitas pessoas nascidas na região escolhem times do Sudeste/Sul, os ''Sulistas'' para torcer e são chamadas de ''Vergonha do Nordeste''. Esses torcedores tornam as torcidas de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco e outras do Sudeste as maiores do Brasil disparadas, deixando os clubes de seu estado um nível abaixo com menos importância. Torcidas de clubes grandes como Fortaleza, Ceará e Vitória tem que dividir a arquibancada com a torcida adversária em alguns casos.
Há alguns estados em que as torcidas do Sudeste são maiores que as torcidas do próprio estado juntas e isso não ocorre só no Nordeste, é comum também no Norte, Centro-Oeste, Espirito Santo, Paraná e Santa Catarina. Tentando reverter essa situação as torcidas dos times locais buscam discriminar, levando faixas, fazendo movimentos na internet e cantos com ofensas aos mistos, afim de fortalecer a torcida do seu time. Vamos ver alguns desses movimentos:
Mas será que uma pessoa não pode escolher o time que ela quiser torcer? Não é uma identificação que não tem a ver com local, mas sim com paixão? Em contra argumento as críticas de que os mistos não defendem o seu povo, é dito que eles apenas "consumem" um produto de fora, assim como quase toda a população nordestina e brasileira consume comidas, bebidas, livros, roupas, músicas e outros.
De fato, se todos os nordestinos torcessem para os times locais, eles os tornariam potências do futebol brasileiro, atraíndo mídia, receitas e marketing. Mas será que não seria chato ser obrigado a torcer para o time do seu estado ou cidade, causando um confronto entre paixão e honra e criando um vício na contagem das maiores torcidas do país, afinal não seria necessário isso, bastaria ver quais estados tem as maiores populações e terminar a pesquisa.
Comente o que você pensa sobre o assunto.
a identificação não tem a ver com local, mas também não tem a ver com paixão, mas com influência. A pessoa torce para o time que aparece na TV...
Pq será que não vemos torcedores dos times gaúchos ou mineiros no Nordeste? Só vemos torcedores dos times de Rio-São Paulo? Pq são os que passam na TV.
Nesse caso, a mesma pergunta: a pessoa não pode escolher o time que ela quiser torcer? Ela tem que sofrer com a influencia da mídia e escolher um time dela?
Quanto a sua comparação com produto de fora, é bizarra... Produtos não disputam uma competição tão intensa. Se a fábrica de sabão em pó local ganha 50 mil por mês, e a de fora ganha 2 milhões, não faz diferença. A local continua ganhando seu dinheirinho e pagando funcionários em dia. Não faz muita diferença entre uma empresa ou outra quanto cada um ganha, o que importa é estar lucrando. Com times de futebol é diferente. Faz muita diferença um time ganhar 50 mil e outro 2 milhões... O nível de competição é outro. No fim das contas, só vale se for entre os 20 da série A. Aliás, nem isso, só os 5 que disputam o título daquele ano. E os times que ganham pouco nunca chegarão nesse patamar. Talvez entre os 20, mas só...